sábado, 22 de setembro de 2012

Mini Estante




A algum tempo estava a procura de algo para preencher espaço vazio em minha sala de estar, até que em minhas andanças pela rede encontrei algo que se encaixava perfeitamente no espaço.
Pena que no momento não me lembro aonde vi a origem de minha ideia portanto infelizmente não tenho como dar os créditos merecidos de direito.

Claro que fiz alterações e adaptei as minhas necessidades e adequei ao meu ferramental pois o acabamento escolhido foi o rustico justamente por não ter equipamentos para melhorar o acabamento.

O inicio do processo levou alguns meses tendo em vista que meu tempo e curto, e também fiquei a espera da mateira prima, a madeira escolhida foi fornecida por um amigo (O veio) que me forneceu algumas tabuas de demolição sendo estas de Peroba Rosa.

Após longo processo (falta de tempo) cheguei a um resultado que para mim foi extremamente satisfatório e útil tanto pelo feito e pela utilização.







Temos a matéria prima bruta, defini as dimensões para facilitar a remoção da tinta e resíduos acumulados com o tempo.
Atentem para a precariedade do trabalho, devido a falta de local apropriado.






No detalhe a remoção de alguns pregos que estavam alojados na madeira.

Remoção feita com alicate de corte, por ter sua ponta arredondada facilita a remoção dos pregos.
















Utilizei uma lamina de plaina manual para raspagem inicial para facilitar o lixamento.






















Já que ainda não tenho desengrosso utilizei lixadeira orbital pneumática para dar o acabamento.
Trabalho cansativo mas prazeroso tendo em vista a transformação da madeira e o cheiro característico.














                                                                                               

Aqui as duas peças principais que vão sustentar toda a estrutura.



















Furando para recortes estéticos, após as furas recortei com serra tico-tico manual.



















Alguns dos recortes feitos, a observação e que a madeira apesar de muito velha ainda mantem sua resistência mecânica. (dura para cortar).













Neste detalhe mostro que para dar acabamento interno na área arredondada utilizei lima meia-cana com lixa.















Em alguns momentos improvisei jigs (gabaritos) para facilitar e padronizar certos cortes.

Cortes feitos em  Serra fita Acerbi.















Aqui o desmembramento da peças de ancoragem dos livros, como ainda não tenho serra de bancada utilizei a serra fita para tal processo. O resultado foi satisfatório.






















Marcação para corte dos pontos salientes para travamento.




Os cortes retos foram feitos na serra fita, mas para remoção do material interno utilizei a serra tico-tico para facilitar.

















Estudando a disposição das prateleiras.

























Após definir posicionamento correto da prateleiras utilizei as mesmas para marcação dos cortes retangulares.



Processo de corte em andamento






Os encaixes feitos e prontos para ajustagem.

















Após a ajustagem, marcando para o corte de encaixe da cunha de fixação.






















No detalhe a inclinação da serra tico tico, assim obtive facilmente o angulo desejado para a cunha de fixação.

Já que meu intuito é a não utilização de qualquer forma ou meio de aperto como exemplo parafusos.





















Atentar para o detalhe do espaço deixado para a movimentação quando a cunha tracionar para fora a prateleira.














Este detalhe me chamou a atenção, e trouxe a tona a possibilidade de ruptura ao ser exercido esforço pela cunha.





















Por precaução instalei dois pregos no angulo aproximado do corte de encaixe da cunha.
Inicialmente ia eu instalar parafusos de cabeça francesa que dariam um bom acabamento visual, mas por existir pouco espaço para dois e um apenas não conseguiria assegurar a integridade da peça assim optei por pregos.












No detalhe a confecção da cunhas utilizando restos dos cortes das prateleiras.















Pré montagem e ajustes, lixei dando acabamento e posterior aplicação do verniz.





















Utilizei este verniz marítimo pois traz boa aparência e além disto já e selador diminuindo em o tempo de secagem.
Apliquei com pistola de pintura duas de mão com lixamento entre a primeira e segunda de mão.





















No detalhe minha assinatura para a posteridade, feito com pirografo na parte inferior da prateleira.
















No detalhe o Hotz com os seus Caras momentos de descontração, e como não poderia deixar de ser Hotz quando descansa carrega pedra.....
Atentem para o detalhe que eu estou segurando o folego para segurar o barrigão para não sair na foto kkkkkk.












Já em seu local para que foi projetada, tomou o espaço vazio como uma luva.

Criou um conjunto harmonioso no ambiente e claro o principal é funcional.













Caros leitores espero que tenham apreciado o processo de confecção deste móvel, tendo em vista que sou apenas um aspirante a marceneiro para minha aposentadoria, sendo assim acredito ter tido um bom resultado.

Forte abraço do Hotz e até a próxima aventura com este mundo maravilhoso que é a transformação da Madeira.